quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aspecto psicológico do desenvolvimento humano

1-Teorias Psicodinâmicas

1-1.Psicanálise : S. Freud


Sobre personalidade Freud diz que há algo no humano que transcende o biológico. O inconsciente é regido pelo prazer e o consciente pela realidade. Freud dividiu o desenvolvimento humano e formação da personalidade em 4 estágios.

1º) Oral: Ao nascer, a criança tem um choque de realidade, tudo pra ela é novo, respirar é algo novo, o barulho também. Logo quando nasce o bebê chora, pois a vontade dela é de voltar para onde estava e quando o coloca sobre a barriga da mãe ele se acalma sentindo o calor materno que o faz lembrar do lugar onde antes estava. Esse é o primeiro contato externo com a mãe, após isso a criança pela primeira vez sente fome e quando a mãe coloca o bico do peito na mucosa bucal da criança ele descobre o prazer e daí começa a querer conhecer o mundo através da boca.

2º) Anal: O objeto de desejo da criança é a mãe nesta fase e por isso sempre quer ela por perto, dando-lhe atenção. A criança percebe que a mãe fica alegre quando ela faz cocô no pinico e faz carinho nela se sempre fizer isso. Ela nota que quando faz cocô a mãe logo aparece para limpá-la, então com essa relação no momento em que a mãe "desaparece" do seu campo visual, pensando que foi abandonado, a criança faz cocô e chora para chamar a atenção e fazer com que a mãe volte rapidamente. Essa é a fase conhecida como fase do controle, em que a criança consegui controlar alguns músculos e ânus para controlar seu objeto de desejo, a mãe.

3º) Fálica: Nessa fase a criança está descobrindo que uns tem "faz pipi" e outros não. O menino percebe que sua mãe não tem o falo e que seu pai tem. O objeto de desejo do menino continua sendo a mãe e como o pai é o "detentor" do seu objeto de desejo, o menino se identifica com o pai como semelhante. Como o seu objeto de desejo já tem "dono", o menino vai à procura de seu próprio objeto de desejo, instaurando assim a Heterossexualidade, quando não se tem tal identificação paternal muitas das vezes pode-se surgir a Homossexualidade. A menina pensa que o falo dela ainda vai crescer e pensa que o da mãe foi cortado, por isso a menino está à procura do falo perdido e como ela sabe que a mãe é "detentora" do falo do pai, ela se identifica com a mãe como semelhante, e vai à procura de seu "próprio" falo (objeto de desejo), dessa forma se instaura a Heterossexualidade feminina. Se não houver essa identificação maternal pode surgir a Homossexualidade feminina.

4º) Genital: O objeto de desejo é o outro, não mais o pai ou a mãe. O menino embrutecido e a menina vaidosa ainda não sabem o que fazer quanto a sexualidade, ficam atordoados com os hormônios em ebulição, é a fase da puberdade, onde mudanças estão ocorrendo no seu corpo e na sua mente, é a fase das descobertas e das tomadas de decisões que vão trazer efeitos para todo resto da vida.

Nenhum comentário: