quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Resumo: Como é o desenvolvimento humano? Quais são as concepções de homem?

O desenvolvimento humano na psicologia é estudado e demonstrado através de teorias desenvolvidas ao longo do tempo. O mesmo é demonstrado por três teorias: As psicodinâmicas que são subdivididas em psicanálise e na psicologia analítica; as psicogenéticas que são subdivididas em construtivismo e sócio-construtivismo; e a teoria psicossocial desenvolvida por Erik Erikson.

As teorias psicodinâmicas acreditam que o desenvolvimento humano é fruto de um amadurecimento interno. Entre as teorias psicodinâmicas está psicanálise, que foi desenvolvida por Sigmund Freud, que dizia que a mente vem da biologia mas não é biológica e é dividida em fases/estágios. As fases são quatro: fase oral, fase anal, fase fálica e fase genital.

Outra teoria psicodinâmica é a psicologia analítica, que foi desenvolvida por Carl Gustav Jung, que é uma teoria teleológica que diz que o desenvolvimento da personalidade não tem um fim, ou seja, não há um amanhecer ou um entardecer da vida.

Além das teorias psicodinâmicas também tem as teorias psicogenéticas, com duas vertentes, o construtivismo de Piaget e o sócio-construtivismo de Vygotsky.

O construtivismo, desenvolvido por Jean Piaget, admite que o homem quando nasce já traz estruturas mentais rudimentares, estas sofrem uma interação com os objetos. Essa interação ocorre através de três fases (sensório motor; pré-operatório e operatório, que se divide em concreto e formal), tornando os esquemas mentais simples em complexos.

A outra teoria psicogenética é o sócio-construtivismo desenvolvido por Lev Semenovch Vygotsky, que traz uma nova concepção de homem. Ele dizia que o homem quando nasce não tem sistema cognitivo, acredita que temos a potencialidade de nos tornar humanos, mas não nascemos como tal, o que nos transforma em ser humanos são os processos psicológicos superiores. Esses processos vêm de fora para dentro, ou seja, sofrem uma internalização da cultura. A imaginação e o pensamento são frutos da internalização da linguagem, por exemplo. Em resumo ele diz que a mente é socialmente construída.

Nenhum comentário: