sábado, 28 de agosto de 2010

A PSICOLOGIA E SUAS ESCOLAS

Como já dito anteriormente, durante a fase científica da psicologia surgiram as chamadas "ESCOLAS" .

Duas escolas, a Estruturalista e a Funcionalista atualmente estão em desuso, mas foram as primeiras a aprofundar os métodos introspectivos, de observação e experimentação. O Estruturalismo foi fundado por Edward B. Tuctchner, a partir dos trabalhos de Wundt e o Funcionalismo foi fundado por Harald Hoffding e William James. Dentro do funcionalismo destacou-se também as idéias de Augusto Comte que ficaram conhecidas como Positivismo.

Críticas à psicologia: O objeto de estudo da psicologia é a mente e a mesma não pode ser quantificável e desta forma não pode ser ciência.

Solução: A partir dos estudos de John Watson surgem os antimentalistas que propõem que para que a psicologia seja ciência o objeto de estudo da mesma tem que ser o COMPORTAMENTO EXTERNO e não a MENTE pois o primeiro pode ser observado, ou seja, é estudável e quantificável. Essa escola ficou conhecida como Behaviorismo.

Outra escola ficou conhecida como psicologia da Gestalt  que significa "CONFIGURAÇÃO" em alemão. Entre muitas idéias apresentada por essa escola se destacavam a fenomenologia que afirma que toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, volição, paixão, etc), com os quais visa algo. Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), depois de 1910, na Universidade de Frankfurt, criticaram fortemente as idéias de Wilhelm Wundt (1832-1920), considerado o fundador da psicologia moderna e responsável pelo primeiro laboratório de psicologia experimental. Tais pensadores defendiam que o todo é maior do que a soma das partes que o constituem, ou seja, não se pode estudar as partes separadamente pois o resultado desses estudos não será igual ao estudo do todo. Além disso, em uma série de testes Wertheimer demonstrou que pode ser realizada uma ilusão visual de movimento de um determinado objeto estacionário se este for mostrado em uma sucessão rápida de imagens. Assim se consegue uma impressão de continuidade e chamou este movimento percebido em sequência mais rápida de "fenômeno phi".


Os sete fundamentos básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design, arquitetura, etc - são:
  • Continuidade
  • Segregação
  • Semelhança
  • Unidade
  • Proximidade
  • Pregnância
  • Fechamento

A Psicanálise foi desenvolvida pelo austríaco Sigmund Freud, médico neurologista vienense nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente. Em outra postagem falaremos mais detalhadamente sobre a psicanálise.

A Psicologia Cognitiva surgiu nos E.U.A em 1956 com influência da informática. Os psicólogos cognitivos fizeram uma relação entre a psicologia e informática, eles diziam que a mente é constituída por redes neurais que vão processar as informações enviadas pelo cérebro dessa forma pôde-se fazer uma analogia com o computador que executa tarefas de forma análoga as que a mente executa, sendo elas o processamento, o armazenamento (memória de curto e longo prazo) e a transmissão de informações. A linguagem segundo a qual as informações são processadas na mente é o MENTALÊS. Há muita crítica a essa psicologia, principalmente ao que tange a criação de uma Inteligência Artificial.



Nenhum comentário: