quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comentando os textos

Após ler a reprodução de alguns textos que são uma introdução ao estudo da psicologia e a tudo que vimos em nas aulas de psicologia, chegamos as seguintes conclusões:


  • A psicologia é subdividida em duas fases temporais, a fase pré-científica e a fase científica;
  • Durante a fase pré-científica existiram visões diferentes sobre o estudo da mente. Havia a visão cartesiana defendida, por exemplo, por Renné Descartes que afirmava que o homem era um SER dual, ou seja, há uma separação entre corpo e mente onde a Res Extensa é coisa extensa (o corpo) e a Res Cogitans é a coisa pensante (a mente). A visão cartesiana ainda defendia que o corpo interage com a mente através da glândula Pineal e que nessa mente estava toda a Razão. Outra visão sobre a psicologia na fase pré-científica foi a visão empirista que surgiu na Inglaterra e que teve como defensores John Looke, David Hume, George Berklay, James Mill, Jolen Stuart Mill. Para eles o homem quando nasce é igual a uma folha de papel em branco (tábula rasa), o homem só vai conhecer a realidade através da experiência. Mais tarde Imanuel Kant fez um diálogo entre a visão cartesiana e a empirista, desta forma começava a se pensar a psicologia como ciência, no qual a mente seria o objeto de estudo da psicologia como ciência e o método para se estudar a mente seria a introspecção;
  • Nessa fase científica da psicologia que se iniciava surgiram várias "escolas" (já citadas em postagens anteriores) que tinham visões diferenciadas quanto ao estudo da psicologia e do desenvolvimento psicológico humano. 
Na próxima postagem abordaremos de forma mais aprofundada o tema "A PSICOLOGIA E SUAS ESCOLAS"

Nenhum comentário: